★ Gestação Canina ★


Normalmente a fêmea entra no período do cio do 6º ao 8º mês de vida. A partir daí o cio se repete de seis em seis meses na maioria das fêmeas. Ficando regrado do terceiro período em diante.

O aparelho reprodutivo está perfeitamente formado no terceiro cio. Sendo o período ideal para o primeiro cruzamento.

Vinte e um dias é o tempo de cio da fêmea. Ocorrendo o sangramento, do 9º ao 14º dia é quando a fêmea aceitará o macho para cobertura.

Os cuidados que a cadela requer antes do cruzamento envolvem vacinação, vermifugação e mudanças na alimentação, ou seja, seu pré natal.

Um mês antes do cruzamento deve-se vermifugar e vacinar (se for necessário). A alimentação no caso de ração deve ser trocada por ração de filhotes. E o veterinário deve ser consultado sobre vitaminas adequadas se necessário.

57 à 62 dias é o período normal de gestação, passando do 62º consultar um profissional imediatamente.

Os cuidados que antecedem o parto são, evitar stress como banhos, visitas, viagens longas e não forçar exercícios.

Dois dias antes do parto a fêmea dá sinais que vai parir, podendo perder o apetite e procurando um local para os filhotes.

Durante o parto, os filhotes nascem com um intervalo de 30 minutos a duas horas. Passado este período de tempo o ideal é chamar um veterinário.

É natural a fêmea comer a placenta no parto e as fezes dos filhotes para manter a higienização do ambiente da cria.

Não existe problemas se uma fêmea de cão ou gato não cruzar durante toda sua vida reprodutiva, não existindo risco de doenças.

Fonte:

28 comentários:

  1. Gente, minha shi tzu está parindo e ela carrega seus bbs na boca de um lado para o outro... isso eh normal??? por favor me ajudem... ja nasceram 2 filhotinhos ate agora!

    ResponderExcluir
  2. Uma fêmea qdo vai parir precisa estar acomodada num cantinho preparado prá ela. A dona da fêmea deve ficar ao lado, ajudando no que for preciso e acalmando a mesma fazendo carinho na barriga e conversando com ela. Assim ela vai se sentir mais segura.

    Espero que tudo tenha corrido bem. Se for possível mande um email prá mim e vamos conversar sobre suas dúvidas.
    Boa sorte p´ra todos aí.
    Barbara

    ResponderExcluir
  3. Ola, bom dia !!!

    Por gentileza, preciso de ajuda com minha Shi-tzu, ela esta grávida e hj completa o 62. dia de gestação. A minha dúvida é se já procuro o veterinário para fazer o parto (cesário)ou posso aguardar até amanhã para tomar providências ??

    Aguardo seu contato o quanto antes !!!!
    Agradeço desde já !

    ResponderExcluir
  4. Miguel... não consigoresponder direto prá vc.. me deixe seu email que fica mais fácil a troca de informação entre nós.
    O parto Canino costuma ser entre 58 e 62 dias... tudo depende do dia da ovulação e do dia da fertilização.
    Recomendo esperar mais um dia... se contudo nao se der o parto, procure o seu veterinário e relate prá ele todo o processo do cruzamento.
    A natureza é muito sábia, confie. Desejo que tudo corra muito bem pra sua cachorra... depois me avise.
    Um beijo bom.
    Barbara
    http://floatingstarskennelblogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Tenho uma femea de Shih-tsu de 3 anos e vou cruza-la sabado agora, gostaria de saber quantos filhotes costuma dar e como fica a divisão dos filhotes para a dona do macho. Minha pequena vai cruzar pela 1ª vez.

    Obrigada. Silvia

    ResponderExcluir
  6. Uma femea Shih Tzu pode trazer de 3 a 5 filhos, as vezes até mais, as vezes menos. Tudo depende da constituição física e genética dos pais. O pagamento da cruza geralmente se dá 1 filhote da ninhada, com direito a primeira escolha por parte do dono do macho.
    Se quiser escrever pro meu email, poderei te explicar melhor sobre tudo isso.
    Um abraço,
    Barbara

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Meu shin Tzu macho chuzou com uma femea no dia 17/09, gostaria de saber qual e a data provavel do parto e como fica a divisao dos filhotes...
    Obrigada pela gentileza e atenção

    e-mail santaanaoi@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. A minha pequena tem 6 anos e meio e nunca cruzou, agora ela já deve estra entrando no cio novamente e queria cruza-la. Ela ainda pode? Qual é a idade máxima para a primeira gestação sem riscos para a mamae?

    ResponderExcluir
  9. Olá Anonimo do dia 11/10/09. Uma boa femea saudável pode parir até por volta de 8 anos. Já no seu caso, sua femea tem mais de 6 anos e nunca teve filhotes.
    Recomendo vc conversar com seu Veterinário sobre isso, ele é a pessoa mais indicada para te orientar nisso.
    Desejo boa sorte prá vcs.
    Um abraço,
    Barbara

    ResponderExcluir
  10. Nossa fêmea pariu há 13 dias. Tem sido uma ótima mãe, mas parece que esqueceu os bons hábitos de higiene: faz coco e xixi nos lugares onde passamos, de preferência que atrapalhem bastante. Isto significa o quê? Pode me esclarecer/ ajudar?
    Agradeço. Isabel
    P.S. Seus cachorrinhos são lindos!!!

    ResponderExcluir
  11. Para meu Anônimo do dia 13/10/09 - PARABÉNS PELOS FILHOTES. Sua mamãe canina está querendo chamar a sua atenção de alguma forma. Preste mais atenção nas necessidades dela. Uma femea com cria precisa "comer mais, beber mais água, ter sua caminha sempre limpa, ser elogiada, paparicada, etc e tal."... É isso mesmo! O parto e o cuidado com os filhotes vai precisar de toda atenção dela gerando assim um desgaste grande, e ela pode sim estar carente de carinho e atenção também. Nos primeiros dias elas quase nem saem da caminha. Leve comidinha e água até ela...Ajude-a, inclusive, no cuidado com os filhotes. Tenha paciência e muito amor para com ela. Logo mais ela voltará ao normal e será maravilhosa novamente. Se precisar, mande-me um email, ficará mais fácil eu te responder. Boa sorte aí cãopanheiro.
    Barbara
    Canil Floating Stars - Shih Tzus.

    ResponderExcluir
  12. Ola! Tenho uma shih-tzu,que entra no terceiro cio,agora em novembro,gostaria de saber se, eu deixar ela engravidar não vai prejudica-la de alguma forma,pois a amo muito,e tenho muito medo que algo de ruim aconteça com ela.
    Adorei o blog....muito instrutivo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Anônimo de 21/10.. uma gravidez na sua Shih fará com que ela precise de maior atenção, maiores cuidados, boa alimentação. Após o parto ela ficará mais estressada com o aleitamento e o cuidado com os filhotes. É normal perderem bastante pelo depois do parto e até por uns 2 meses seguidos... Enfim, se vc optar mesmo por cruzá-la, eu recomendo que faça uma Tosa BB para facilitar o cuidado com ela.. os filhotes embolam muito os pelos da mãe.
    Boa sorte aí.. se quiser escreva para o meu email.
    Beijos,
    Barbara

    ResponderExcluir
  14. quais os sinais que uma femea de shin tzu pode apresentar até 30 dias apos ter cruzado pela primeira vez? ela cruzou apenas uma vez, uma unica vez ela pode pegar filhotes ou nao?
    Se ela cruzou apenas uma vez pode nascer poucos filhotes ou é o mesmo de ter cruzado varias vezes?
    Por favor, tirem minhas duvidas, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá Manuela...uma femea apresenta os sintomas de enjoo, falta de apetite, sonolencia, e outros... Mesmo tendo cruzado apenas uma vez ela trará filhotes sim, a natureza se encarrega disso, e independe do número de filhotes que poderá trazer.
    Me escreva por email, fica mais fácil te responder.. Um grande beijo, boa sorte aí!
    Barbara

    ResponderExcluir
  16. Ola!!!

    Meu nome e Marco, tenho uma femea que teve 3 filhotes, 2 machos e 1 femea, sei que a dona do macho tem direito a um filhote. Pode ela escolher entre os 3, ou so entre os machos?????

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá Marco, a dona do macho tem o direito de escolher qualquer filhote.. e geralmente escolhem as femeas.. rs.
    Qdo precisar de macho de novo, fale comigo. Tenho o DAX que sempre traz filhotes belíssimos.
    Boa sorte aí.
    Barbara

    ResponderExcluir
  18. Bom dia barbara!
    A femea pariu cinco lindos filhotes, e todos com as mesmas caracteristicas do macho, todos lindos...Obrigada por esclarecer minhas duvidas, estamos muito feliz.
    BJSSS

    ResponderExcluir
  19. Olá Barbara!

    Eu vou ganhar um Shih Tzu,só que a fêmea (mãe dos futuros bbs) acabou de ter um cria,no final de novembro,e infelizmente,não consegui,pois os donos dela,quiseram os 2 filhotes que nasceram.A dona dela disse,que assim que ela parir novamente,ela me chamará para eu escolher.E como ela pariu em novembro(2009) eu não sei em que mês aproximadamente de 2010 eu vou ganhar o meu filhote.Vai demorar muito???Em que mês será?Sabendo que ela pariu agora em novembro?

    Me responda rápido por favor!

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Ola meu Anônimo de 15 de dezembro. Se a fêmea teve filhos agora, provável cio acontecerá por volta do mês Maio/10 e consequentemente os BBs deverão nascer por volta de 60 dias depois. sim... rs.
    Pq vc não compra um filhote só prá vc? Ninguém costumar dar filhotes de Shih Tzu não viu!.

    Um abraço,desejo boa sorte prá vc.
    Se quiser escreva pro meu email e podemos nos falar melhor.
    Barbara

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, tenho um shi tzu macho, o cruzamento deve ser feito na minha casa, ou na casa da femea??? existe algum modelo de contrato para o cruzamento

    ResponderExcluir
  22. Olá, minha shih tzu deu cria 6 filhotes, mas 2 morreram, eles nasceram a 12 dias, como estamos no final do ano, tenho uma viagem para fazer e ficarei 7 dias fora, o que eu posso fazer para que tanto a mãe e os filhotes fique bem!
    Obs. A mãe está cuidando muito bem dos filhotes, estava pensando em deixar alguém cuidando deles.
    Aguardo retorno.

    Obrigada, Fernanda.

    ResponderExcluir
  23. Para Anônimo de 20 de dezembro.
    Uma cria de 12 dias requer ainda Muitos Cuidados. A mãe precisa ser muito bem alimentada, água sempre filtrada e fresquinha, ela precisa ser limpa diariamente pq fica saindo resíduos do parto pela vulva. O ninho onde ficam os filhotes e a mãe precisa ser trocado os panos todos os dias, etc. Os filhotes requerem limpeza diária com pano umedecido afim de limpar os resíduos de fezes e urina.
    Se vc realmente for viajar que deixe uma pessoa Responsável para cuidar da familia canina pq eles vão precisar sim de muitos cuidados.

    Um abraço,
    Barbara

    ResponderExcluir
  24. Olá Barbara tudo bem?
    Adorei seu blog,muito dezzzz...
    Então eu tenho uma femea da raça shar-pei,cruzei ela dia 17 e 19 de dezembro,não tenho certeza se esta prenha,mas anda muito tristinha,parada demais e anda vomitando,isso é sinal de que ela pode estar prenha?
    bjsss

    ResponderExcluir
  25. Olá Daniela, de 11/01/2010 . É assim mesmo. Qdo elas cruzam e pegam cria, ficam muito sonolentas e quietinhas, afinal, para ela tudo isso é muito diferente. Ela nao está tristinha, ela está é sonolenta viu! Vomitar é sinal de prenhez também. Pode ir preparando o enxoval dos filhotes e os materiais para vc ajudar no parto também.
    Data provável do nascimento é 15/Fevereiro.
    Escreva um email prá mim, ficará muito mais fácil responder prá vc.
    Boa sorte.. que venham lindos Sharpeizinhos.. (quero um prá mim viu!.. rs.)
    Bjs,
    Barbara

    ResponderExcluir
  26. Olá Barbara tenho uma lhasa que está prester a dar a luz... o que eu preciso ter em mãos na hora do parto para ajudá-la caso haja necessidade? Tenho outra que entrou no cio dia 22 de Abril. Qual será o dia provável que ela aceitará o macho?

    ResponderExcluir
  27. Claudia, bom dia. Vc precisa de Tesoura de ponta final, Gaze, Merthiolate, Fio dental prá amarrar o umbigo, panos limpos, um potinho com água pq ela vai ficar ofegante e com sede. E deixe por perto o telefone do seu Veterinário, caso vc precise de ajuda.
    Sua outra femea irá aceitar o Macho a partir do 10o. dia que entrou no cio. Deve estar em pleno período bom pro acasalamento. Geralmente a fecundação ocorre entre o 10o. e o 14o. dias.. deixe-a acasalar.

    Boa sorte aí, se quiser, escreva pro meu email que ficará mais fácil nosso contato: floating.stars@uol.com.br

    Bjs,
    Barbara

    ResponderExcluir
  28. Ola Barbara! Adorei seu site com preciosas informacoes do mundo canino! :)
    Estou preocupada e com algumas duvidas... Tenho uma Yorkshire Terrier que esta com 4 anos e cruzou pela primeira e unica vez com um cachorrinho de 2 anos da mesma idade e bem menor do que ela. Pelos meus calculos ela devia estar no seu nono ou decimo dia de cio. Entao de 0 a 10, quais as chances dela ter engravidado? E geralmente sao qtos filhotinhos que ela gera? Tambem andei pesquisando que era preciso ter feito a vemirfugacao antes dela acasalar, porem eu nao fiz! :( e agora? O q devo fazer? Sao tantas duvidas... rs
    Um abraco,
    Marina

    P.S.: Se precisar, meu e-mail e': marinamahlmann@hotmail.com

    ResponderExcluir